Logo do Governo do Estado do Rio de Janeiro DETRAN-RJ
Notícia

Agente da Operação Lei Seca, Jonas Licurgo é convocado para o Mundial de Atletismo de Londres

Por Luiz Eduardo Queiroz

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nesta quinta-feira (08/06) a lista dos 25 atletas convocados para o Mundial de Atletismo, que acontecerá em Londres entre os dias 14 e 23 de julho.

Entre os convocados está o carioca Jonas Licurgo, de 47 anos, ouro no lançamento de dardo nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 e bronze no Mundial do Catar do mesmo ano. Além das conquistas no esporte, desde 2009 Jonas é agente-cadeirante da Operação Lei Seca e ajuda a salvar vidas.

Policial militar, Jonas perdeu os movimentos das pernas em 2000, depois que o carro que dirigia colidiu com um poste. A mistura de cansaço com álcool foi suficiente para diminuir os reflexos e causar o acidente que mudou a vida do agente para sempre. A recuperação foi difícil. Hoje, o atleta usa sua experiência para tentar diminuir o número de vítimas fatais nas vias da capital fluminense, da Região Metropolitana e da Baixada Fluminense. A dedicação ao esporte também está entre as histórias que sensibilizam os motoristas durante ações e palestras.

- Depois que sofri a lesão na medula espinhal, fiquei dois anos parado. Além do atletismo, pratiquei muito basquete, natação e handebol. Viajei muito e competi bastante. Quando comecei a treinar sério no lançamento de dardo tive que parar com os outros esportes para evitar lesões – explicou o atleta.

O carioca treina no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), no Jardim Sulacap. Geralmente realiza a parte técnica à tarde e a parte física à noite. Atualmente, Jonas é o primeiro do ranking mundial na sua modalidade e a expectativa para Londres é muito boa.

Jonas utiliza sua experiência como vítima da violência no trânsito e atleta nas blitzes da Operação Lei Seca.

- O trabalho na operação não conscientiza apenas a população, mas ajuda também na minha vida pessoal. É um trabalho de muita relevância e com grande aceitação da população. Além de conscientizar as pessoas, auxilia no resgate da autoestima dos cadeirantes, livrando-os da ociosidade e ajudando na reintegração à sociedade. Eu falo com orgulho da Lei Seca e considero um privilégio poder ajudar a diminuir os índices de acidentes de trânsito no nosso Estado - afirmou Jonas.

Nosso campeão no esporte e na vida também deixou um recado para quem sofreu um acidente como ele e está precisando buscar forças para seguir em frente:

- Isso eu posso falar com propriedade. O esporte salvou a minha vida. Existe vida após o acidente. O esporte tem esse poder de fazer a pessoa se sentir novamente viva, útil, importante! – finalizou Jonas.

Quer saber como é o treinamento do nosso campeão Jonas Licurgo? Então clique aqui e confira o canal dele no Youtube.
 

Compartilhe Facebook Twitter
Siga a lei seca
nas redes sociais
Facebook Twitter YouTube Instagram