Logo do Governo do Estado do Rio de Janeiro DETRAN-RJ
Notícia

22 de setembro: data celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico

Crédito: Salvador Scofano

Desde 2014, celebra-se, no dia 22 de setembro, o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A comemoração dá sequência as celebrações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 21. Para representar esta data, nada mais justo do que lembrar do agente da Lei Seca, sargento Jonas Licurgo, de 47 anos, que é um exemplo de que a cadeira de rodas não é um obstáculo insuperável. Ele é recordista em lançamento de dardo, disco e arremesso de peso.

No cenário paraolímpico mundial, o Brasil ocupa uma posição de destaque, sendo a sétima potência nesta área de atividade esportiva. Em sua coleção de medalhas, o policial militar guarda uma de ouro, conquistada no lançamento de dardo nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, uma de bronze, no Mundial do Catar do mesmo ano e uma de prata, no lançamento de dardos no Mundial de Atletismo, em Londres, este ano.

“Cada medalha tem uma história e um sabor diferente. A felicidade é imensa em poder representar mais uma vez meu país e ganhar mais uma medalha, é uma grande conquista”, disse o atleta.

Além de ser um exemplo de superação, o agente da Lei Seca aproveita para, através de sua experiência, conscientizar as pessoas quanto ao perigo da mistura bebida e direção. Em 2000, depois de assumir o volante cansado e de ter consumido bebida alcoólica, o carro que dirigia colidiu com um poste. Foi assim que ele perdeu o movimento das pernas. Além dele, outros 27 agentes cadeirantes atuam neste trabalho de educação e conscientização da Lei Seca.

Para o Comitê Paralímpico Brasileiro, é fundamental a conexão entre as duas datas (21 e 22 de setembro): luta da pessoa com deficiência e atletas paralímpicos. Isso porque se acredita que o esporte tem um poder transformador inquestionável. Além de ser uma das ferramentas mais poderosas para a promoção da saúde, educação e inclusão social.

Compartilhe Facebook Twitter
Siga a lei seca
nas redes sociais
Facebook Twitter YouTube Instagram