Logo do Governo do Estado do Rio de Janeiro DETRAN-RJ
Notícia

Operação Lei Seca vai intensificar as ações nas festas de fim de ano

Fiscalizações e campanhas educativas ocorrerão em todo o Estado

A Operação Lei Seca vai intensificar as ações durante as festas de fim de ano. Todo o efetivo, que conta com 250 agentes, será mobilizado a partir desta sexta-feira, dia 22 de dezembro. No total, serão realizadas 98 operações no período do Natal e do Réveillon. Além da capital e região metropolitana, a Lei Seca também promoverá ações no interior do Estado.

Nos dias 22, 23, 24 e 25 e 29, 30, 31 de dezembro e 1º de janeiro, também ocorrerão ações educativas com agentes cadeirantes da Operação Lei Seca. Eles percorrerão regiões importantes da cidade como rodoviária, bares, praças de pedágio e locais turísticos como a praia de Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Lapa para alertar a população sobre os riscos da mistura do álcool com direção. Por onde passam, os agentes reforçam a mensagem da operação: “Nunca dirija depois de beber”.

A circulação de pessoas e o trânsito neste período de festas são intensos. Segundo o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, as equipes atuarão nas regiões de maior fluxo de veículos em todo o Estado.

– A chegada do fim de ano é um bom momento para refletir sobre nossas atitudes. Além de um problema de saúde pública, a segurança no trânsito é responsabilidade de todos, e, neste sentido, o Rio de Janeiro vem dando bons exemplos ao País. – disse o coronel Marco.

O número de pessoas flagradas alcoolizadas no volante reduziu 43% desde que a operação Lei Seca foi iniciada, no ano de 2009.

Segundo levantamento recente do Centro de Pesquisa e Economia da Escola Nacional de Seguro, a Lei Seca ajudou a salvar 40 mil vidas em todo o Brasil. Os especialistas fizeram uma projeção levando em conta a quantidade de carros, população economicamente ativa, os acidentes e as duas fases da Lei Seca (antes e depois de ser tolerância zero).

- Estes dados comprovam a eficiência da Operação e o impacto que gera na vida das pessoas. Nesses 8 anos, temos grande orgulho de ter preservado vidas e temos a certeza de que a população entendeu o propósito da Lei Seca e tem colaborado e refletido sobre os danos que o álcool, associado à direção, podem causar – explicou o coronel.

 

Balanço

Lançada em março de 2009, pela Secretaria de Estado de Governo, a Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente. Até a madrugada de 18 de dezembro, 2.724.748 motoristas foram abordados e foi identificada alcoolemia em 179.993. Foram multados 509.537 veículos, 98.912 foram rebocados e 171.298 motoristas tiveram a CNH recolhida.
 

Compartilhe Facebook Twitter
Siga a lei seca
nas redes sociais
Facebook Twitter YouTube Instagram