Logo do Governo do Estado do Rio de Janeiro DETRAN-RJ
Notícia

Lei Seca intensifica ações na Semana Nacional do Trânsito

A Operação Lei Seca vai intensificar as ações de conscientização este mês. A partir da Semana Nacional do Trânsito, que acontece de amanhã (18/9) a 25 de setembro, as equipes da ação realizarão blitzes diurnas educativas, em parceria com o Detran, e 25 palestras de conscientização em escolas, universidades e empresas. Durante todo o mês de setembro, serão realizadas mais de 60 palestras no Estado do Rio de Janeiro, atingindo um público de aproximadamente 5 mil pessoas.

As blitzes educativas serão realizadas em diferentes pontos da cidade do Rio de Janeiro. Além das ações de conscientização, a Operação Lei Seca vai participar do seminário “Nós somos o trânsito - um trânsito melhor no futuro”, nos dias 24 e 25, das 10h às 16h30, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio.

– A Semana Nacional do Trânsito tem como meta sensibilizar toda a sociedade sobre os cuidados com o trânsito, um trabalho que é feito pela Operação Lei Seca há 9 anos. Todos os dias observamos uma mudança significativa no comportamento dos motoristas fluminenses através das ações de fiscalização e de educação – afirmou o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade.

Campanha nacional

Este ano, o tema da Semana Nacional de Trânsito é “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se machuca”. O objetivo é mostrar que a mistura de álcool e direção causa traumas ao motorista e aos passageiros. O movimento conta com a participação de todos os órgãos nacionais de trânsito e Operações Lei Seca do país.

Segundo pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária, com base nos registros da Polícia Rodoviária Federal, 7% dos acidentes reportados até setembro de 2017 foram associados à ingestão de álcool, sendo que dos acidentes com vítimas fatais, 5% estão relacionados ao consumo de álcool.

Segundo levantamento recente do Centro de Pesquisa e Economia da Escola Nacional de Seguro, a Lei Seca ajudou a salvar 40 mil vidas em todo o Brasil. Os especialistas fizeram uma projeção levando em conta a quantidade de carros, população economicamente ativa, os acidentes e as duas fases da Lei Seca (antes e depois de ser tolerância zero).

Mais de 500 palestras educativas

De 2017 até agosto deste ano, a Operação Lei Seca bateu a marca de 500 palestras educativas, alcançando mais de 112 mil pessoas. As palestras são ministradas em escolas, universidades e empresas de todo o Estado do Rio, contando com a participação de agentes educativos – vítimas de acidentes de trânsito provocados pela mistura álcool e direção.

Desde o início da Operação Lei Seca, em março de 2009, mais de 2,9 milhões de motoristas foram abordados em todo o estado. Deste total, cerca de 190 mil condutores apresentavam sinais de embriaguez.

Compartilhe Facebook Twitter
Siga a lei seca
nas redes sociais
Facebook Twitter YouTube Instagram