Logo do Governo do Estado do Rio de Janeiro DETRAN-RJ
Notícia

Lei Seca participa de campanha do Hemorio para doação de sangue

Foto: Paulo Vitor

A Operação Lei Seca também aderiu à campanha do Hemorio para doação de sangue neste Carnaval. Agentes da Operação estiveram no Instituto nesta terça-feira (26/2) para participar da ação e efetivar a parceria entre os órgãos.

A coordenadora da Operação Lei Seca, delegada Verônica Oliveira explica que a Lei Seca apoia toda e qualquer causa que vise salvar vidas.
- Quando você tem esse ato solidário de doar sangue você salva vidas. E este também é o objetivo da Operação Lei Seca, que está nas ruas todos os dias, educando e fiscalizando a população com a mesma finalidade, que é salvar vidas. - analisa a delegada Verônica.

Segundo o Hemorio, com uma doação de sangue, é possível salvar até quatro pessoas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes, como hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas e plasma.

Foto: Paulo Vitor

Para o Diretor Geral do Hemorio, Luiz Amorim, a parceria com a Lei Seca é muito importante.
- A Lei Seca trouxe ganhos muito grandes, como redução de acidentes de trânsito e isso contribui com o Hemorio, pois diminui a demanda por sangue. A doação no Brasil, infelizmente, ainda não atinge os patamares recomendados pela Organização Mundial de Saúde, nós estamos abaixo de 2% da população doando sangue, precisávamos estar acima deste percentual. Então, se a gente consumir menos vai ser muito melhor. A Lei Seca contribui para isso, na medida em que atua para redução de acidentes. - Declarou o Diretor Geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Para doar sangue a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. É preciso também levar um documento original, com foto recente, que permita a identificação do doador.

Foto: Paulo Vitor

Rodrigo Nader, Subcoordenador de Educação da Operação Lei Seca, esteve no Hemorio para participar da ação e revela sua emoção por fazer a doação.
- Me sinto muito feliz por estar colaborando com uma causa tão nobre, que é doar sangue, e por estar complementando essa parceria da Lei seca com o Hemorio para salvar vidas. – Contou Nader.

Compartilhe Facebook Twitter
Siga a lei seca
nas redes sociais
Facebook Twitter YouTube Instagram