Logo do Governo do Estado do Rio de Janeiro DETRAN-RJ
Notícia

Sesc RJ capacita agentes de educação da Lei Seca

Nesta quinta feira (21/02), foi realizada a primeira aula para capacitação dos agentes de educação da Operação Lei Seca. O objetivo é o aprimoramento do grupo e o aperfeiçoamento das palestras educativas. O treinamento foi conduzido pelo gerente do Programa Assistência e Projetos Especiais, do Sesc RJ, Paulo Damasceno.
- Hoje é o inicio de pelo menos três aulas para capacitar e analisar o nível de palestras que eles estão acostumados a dar. Melhorar o que tiver que melhorar, corrigir as imperfeições e aprimorar o trabalho que eles fazem, que é de conscientização, um trabalho pedagógico. – revelou a delegada Verônica de Oliveira, coordenadora da Operação Lei Seca.

Além do trabalho de fiscalização, a Operação Lei Seca atua também na área educativa. Atualmente a equipe é composta por 28 pessoas com deficiência, vítimas de acidentes de trânsito provocados por consumo de bebida alcoólica. Os agentes atuam dando depoimentos e palestras, mostrando os perigos da combinação álcool e direção de automóvel.

Márcio Alcântara, 46 anos, é um dos cadeirantes que trabalham na Operação. Acidentado há 25 anos e com 10 anos de atuação na Lei Seca, ele destaca a importância do depoimento e do exemplo que pode dar.
- Esse trabalho mudou minha vida. Antes de vir para aqui eu fiquei em uma cama por 15 anos. Eu quebrei o pescoço quando sofri o acidente. Então eu fiquei tetraplégico. Com o trabalho passei a dar meu depoimento para que outros pais e outras mães não sofram o tanto o que meu pai e minha mãe sofrem até hoje. – conta Márcio.

Quem também chama a atenção para a importância do projeto é o agente Eloy Damarino, 36 anos. Também cadeirante, ele conta que fraturou a coluna em um acidente de automóvel, quando pegava uma carona com um amigo. Ele não tinha bebido, o motorista, porém, havia e acabou passando direto em uma curva, gerando o desastre. Eloy faz parte da equipe de educação da Operação há sete anos.
- Eu vim trabalhar neste projeto porque eu realmente acredito que ele salva vidas. Eu fiquei um ano tentando entrar na Operação Lei Seca. É algo muito difícil, cada um que trabalha aqui é selecionado. É um projeto muito sério que a gente tem orgulho de trabalhar. – revela Damarino.

As atividades educativas da Lei Seca são de caráter preventivo-pedagógico e buscam conscientizar a população, mudando seus hábitos. Com o título “Mudança de Comportamento na Sociedade”, as palestras são ministradas por uma equipe composta de 01 (um) chefe de equipe e 04 (quatro) agentes PCDs (pessoas com deficiência). Em 2018 foram realizadas cerca de 1.400 ações educativas e mais de 470 palestras, para um público que vai do infantil até o adulto.

Compartilhe Facebook Twitter
Siga a lei seca
nas redes sociais
Facebook Twitter YouTube Instagram