Logo do Governo do Estado do Rio de Janeiro DETRAN-RJ
Notícia

Lei Seca realiza ações educativas para conscientizar universitários da UFRJ

Para conscientizar a comunidade universitária sobre como tornar o trânsito mais seguro, a UFRJ está em parceria com a Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Segov), para levar ao campus do Fundão (na Ilha do Governador) iniciativas da campanha do Maio Amarelo (Mês de conscientização para um transito mais seguro). Na última sexta, dia 10 de maio, ação da Lei Seca esteve no Restaurante Universitário e arredores realizando atividades educativas.

Foram montadas cinco estações de orientação e, inclusive, em uma delas foi possível fazer uma simulação virtual de como os motoristas se sentem ao guiarem veículos estando alcoolizados. Os alunos testaram os etilômetros (popularmente conhecidos como "bafômetros") utilizados nas operações Lei Seca, além de receber informações do projeto Educação e Saúde: Álcool e Trânsito coordenado pela professora Ângela Abreu sobre os riscos de dirigir embriagado.

A iniciativa das Organizações das Nações Unidas (ONU) de transformar o período de 2011 a 2020 na "Década para Ações para Segurança no Trânsito" tornou o mês de maio referência mundial para a realização de ações e avaliações para reduzir o número de acidentes que atingem milhões de pessoas.

De acordo com a coordenadora da Operação Lei Seca, Verônica de Oliveira, as ações de educação da Lei Seca são fundamentais para educar crianças e jovens sobre a importância de não dirigir depois de beber.

Durante este mês a equipe de educação da Operação Lei Seca, cujos integrantes são pessoas com deficiência, irá realizar 29 palestras em empresas, 33 em escolas e uma em órgão público. Este número pode aumentar já que os interessados em agendar palestras devem ligar para 2334-3218 ou enviar e-mail com a solicitação para ols.educacao@gmail.com.

Desde 2009, a Operação Lei Seca já realizou mais de 2.700 palestras em escolas, universidades e empresas de todo o estado, contando com a participação de 28 agentes de educação - pessoas com deficiência, que são vítimas de acidentes de trânsito provocados por consumo de álcool.
 

Compartilhe Facebook Twitter
Siga a lei seca
nas redes sociais
Facebook Twitter YouTube Instagram