Logo do Governo do Estado do Rio de Janeiro DETRAN-RJ
Notícia

Superação e arte na Operação Lei Seca

Divulgação
O agente de educação Marcio pinta quadros com a boca

Por Alexia Mantovani e Paula Soubre

Acidentes de trânsito transformam a vida das pessoas e, em alguns casos, tornam-se histórias inspiradoras. Esse é o caso do Márcio Alcântara, de 48 anos, agente de educação da Operação Lei Seca.

Há 26 anos, após ingerir bebida alcoólica e dirigir sua moto para ir ao trabalho, ele sofreu um grave acidente, quebrou duas vértebras do pescoço, quebrou o fêmur em duas partes, sofreu traumatismo craniano e se tornou tetraplégico. Mas, após passar 15 anos em cima de uma cama, ele teve o incentivo de um amigo e juntou com sua força de vontade e sua vida ganhou um novo rumo: ele foi convidado a trabalhar na Operação Lei Seca, onde atua desde o primeiro dia, em 19 de março de 2009.

- Antes de começar a trabalhar na equipe de educação da Operação Lei Seca, eu fiquei 15 anos sem trabalhar, sem estudar e sem expectativa nenhuma de vida. - conta Márcio.

Após essa fase, um amigo teve inciativa de levá-lo para fazer exercícios duas vezes por semana, o que o fez, surpreendentemente, recuperar o movimento dos braços.

- O meu amigo me pegava no colo e me colocava na cadeira. Ele fez isso durante um ano e, por isso, meus braços voltaram a mexer, mas as minhas mãos não. – explicou Marcio

Meses depois ele começou a fazer parte da equipe de educação da Operação Lei Seca e, por conta do trabalho, sua expectativa de vida e proatividade aumentaram.

- Minha qualidade de vida melhorou por ter que sair de casa para trabalhar. Posso dizer que hoje estou muito bem! - conta.

Os agentes de educação atuam conscientizando a população sobre o perigo de dirigir depois de beber. É por meio de histórias reais, como a de Marcio, que os agentes PCDs (pessoas com deficiência) sensibilizam as pessoas durante ações com abordagens nas ruas, em festas, áreas de lazer, ou através de palestras realizadas em escolas, universidades e empresas de todo o estado

- Contar minha experiência me deixa emocionado porque estou passando a verdade, por meio de uma história de superação e sofrimento também. Isso me deixa feliz em saber que toco o coração dessas pessoas. , afirma Márcio.

Além do trabalho como agente de educação, Márcio desenvolveu uma nova habilidade: Ele se tornou pintor pela Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP).

- Desde de 2013, eu pinto quadros com a boca por eu não ter o movimento das mãos. E essa é outra coisa boa que aconteceu na minha vida! Eu faço várias exposições e sou bolsista da APBP - Associação dos Pintores com a Boca e os Pés. - conta Márcio cheio de orgulho.

A APBP é uma iniciativa do alemão Erich Stegmann, que pintava com a boca e resolveu reunir um grupo de artistas com deficiência física para que eles pudessem ganhar o seu próprio sustento por meio de suas obras artísticas.

Divulgação
 

Sobre a Operação Lei Seca

A Operação Lei Seca, coordenada pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais, tem como objetivo principal salvar vidas através da mudança de hábitos da população e está presente na rotina dos fluminenses há 10 anos.

O efetivo da Operação conta com 200 agentes, sendo 28 agentes PCDs – todos vítimas de acidente de trânsito provocados por consumo de álcool – que relatam suas experiências à população.

De janeiro a novembro de 2019, foram realizadas 1.352 ações educativas. Nossa equipe de educação orienta sobre segurança no trânsito por meio de palestras e atividades interativas e alerta sobre o perigo da combinação álcool e direção. Para agendar uma palestra, você deve entrar em contato pelo e-mail: ols.educacao@gmail.com.

Desde sua criação, há pouco mais de 10 anos, cerca de 3,6 milhões de motoristas foram abordados em mais de 22 mil blitzes em todo o estado. Neste período, o número de flagrados dirigindo sob o efeito de álcool foi reduzido à metade. A Operação Lei Seca está nas ruas todos os dias da semana, em todos os turnos (manhã, tarde e noite) seja por meio do trabalho de conscientização ou da fiscalização em blitzes.

Divulgação
Ação educativa no pedágio da Linha Amarela

 

Compartilhe Facebook Twitter
Siga a lei seca
nas redes sociais
Facebook Twitter YouTube Instagram