Logo do Governo do Estado do Rio de Janeiro DETRAN-RJ
Notícia

Lei Seca realiza mais de 3 mil ações de conscientização em 2019

Magno Segllia
As equipes de fiscalização atuam todos os dias do ano.

Por Aléxia Mantovani

A Operação Lei Seca está diariamente nas ruas com o objetivo de reduzir o número de casos de embriaguez ao volante e, consequentemente, prevenir acidentes de trânsito em todo Estado. Em 2019, foram realizadas 3.851 ações de educação e fiscalização. Por meio do trabalho realizado pelos 200 agentes da operação é possível mudar gradativamente o comportamento da sociedade no trânsito.

No último ano, os agentes de educação da Lei Seca realizaram 1.479 ações entre palestras em escolas, universidades e empresas ou ações em grandes eventos, estádios de futebol e bares para que as pessoas tenham a percepção dos riscos da combinação álcool e direção. A equipe conta com 28 agentes cadeirantes (vítimas de acidentes de trânsito provocados pelo consumo de álcool) para humanizar cada vez mais a operação.

Magno Segllia
Nossos agentes de educação atuam em grandes eventos, como estádios de futebol.

Já na área de fiscalização, foram realizadas 2.372 blitzes e registrados 13.119 casos de alcoolemia em 2019. Ao ser abordado em uma blitz, o condutor do veículo deve realizar o teste do bafômetro. Caso se recuse, o motorista é autuado com multa de R$ 2.934,70, tem a habilitação suspensa por 1 ano e, ainda, pode ter o seu veículo retido se não houver outro condutor habilitado e em condições de conduzi-lo.

Coordenada pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais, a Operação Lei Seca iniciou suas atividades em 19 de março de 2009, reduzindo o índice de acidente de trânsito em 29% ao longo desses mais de 10 anos.

Compartilhe Facebook Twitter
Siga a lei seca
nas redes sociais
Facebook Twitter YouTube Instagram