Logo do Governo do Estado do Rio de Janeiro DETRAN-RJ
Notícia

Daniel Azulay marcou a história da Operação Lei Seca

 O artista foi responsável pela criação do personagem Soprinho que torna a conscientização infantil mais divertida

Daniel Azulay esteve presente na Bienal do Livro em 2017 distribuindo e autografando exemplares do Soprinho

Por Paula Soubre

O desenhista Daniel Azulay deixou a sua marca e é parte importante da história da Operação Lei Seca. O artista, que marcou a infância de centenas de pessoas, também se tornou um capítulo especial nesses 11 anos de Operação Lei Seca no Rio de Janeiro. Em 2014, o artista criou os personagens infantis “Soprinho e seus amigos”, uma história divertida sobre o perigo da mistura álcool e direção. A partir daí, criou uma história em quadrinhos e em desenho animado.

Segundo relatou Daniel Azulay ao criar a história, a ideia surgiu da proposta de se fazer um personagem que identificasse o etilômetro de uma forma simpática e afetiva. E também positiva, porque as crianças que estão no processo de conscientização serão os motoristas do futuro.

Soprinho e seus Amigos” conta a história de Pedrinho e sua turma quando conhecem o personagem Soprinho, que é um etilômetro usado para realizar o teste do bafômetro, e também da sua festa de aniversário.

 

Em 2017, estes personagens estiveram presentes na Bienal do Livro, em uma grande ação educativa e de conscientização. O desenhista Daniel Azulay marcou presença no estande do DetranRJ para promover atividades artísticas para o público infanto-juvenil. No dia da visita, cerca de três mil revistas foram entregues ao público. Durante todo o evento, 25 mil exemplares foram distribuídos aos pequenos visitantes.

O personagem Soprinho também se tornou um boneco inflável que alegra a criançada em blocos de Carnaval e em grandes eventos infantis.

Desde o início da Operação Lei Seca, foram realizadas 16.569 ações de conscientização. Em ações educativas voltadas para crianças, principalmente em escolas, em todo o estado, os materiais desenvolvidos pelo artista são utilizados para tornar, de forma lúdica, o aprendizado mais divertido. A história em quadrinhos está disponível impressa e digital no site da Operação Lei Seca e no canal do YouTube.

Daniel Azulay faleceu na última sexta-feira (27/03). Ele era um artista incrível, de um coração generoso e com um sorriso contagiante que dedicou sua vida a promover alegria através da sua arte. Daniel deixará muitas saudades, mas continuará presente em nossas vidas por meio de suas obras.

Quer conhecer a história do Soprinho? Acesse: www.operacaoleisecarj.rj.gov.br/soprinho.

 

O Soprinho se tornou um boneco inflável que alegrava as crianças em blocos de Carnaval e eventos infantis

Compartilhe Facebook Twitter
Siga a lei seca
nas redes sociais
Facebook Twitter YouTube Instagram