Logo do Governo do Estado do Rio de Janeiro DETRAN-RJ
Notícia

Operação Lei Seca promove Encontro Outubro Rosa

Paulo Fernandes

iniciativa reforça a importância da prevenção na saúde da mulher


Mais uma vez exercendo a missão de salvar vidas, a Operação Lei Seca realizou um evento em homenagem ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, nesta segunda feira (18/10) no Palácio Guanabara. A programação, que contou com palestras sobre o tema, foi voltada para as mulheres integrantes das operações da Secretaria de Estado de Governo e do Detran.

O objetivo do encontro foi conscientizar sobre a importância dos exames de prevenção à doença. Um dos convidados foi o médico Dr. Fábio Denardim que esclareceu todas as dúvidas sobre o câncer de mama e explicou o passo a passo do autoexame: "o câncer não escolhe faixa etária ou classe social. É de extrema importância que todas as mulheres se habituem a realizar o autoexame, conhecer o próprio corpo e monitorá-lo é uma das maneiras de diagnosticar precocemente a doença".

O evento contou também com a presença de mulheres que tiveram câncer de mama e relataram para os convidados suas experiências com a doença, como a estudante de direito Mônica Campos, que foi paciente do Dr. Fábio, e a secretária de Saúde de Nilópolis, Lenise Mendonça.

“Lutar contra o câncer de mama não é fácil e nem rápido, mas é uma doença como qualquer outra que existe cura, por isso se olhe, se toque, se previna”, relatou Lenise.

O presidente do Detran RJ, Adolfo Konder, também prestigiou o evento e ressaltou a importância do tema abordado. “Esse evento é uma iniciativa muito importante, queremos construir mais parcerias como essa com a Operação Lei Seca. Um dos focos do Detran-RJ é continuar com a implementação de importantes políticas como essa, inclusive nossa equipe de servidores é capacitada para dar atendimento especial às mulheres".

O superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Fabio Pinho, se emocionou diversas vezes, pois vive de perto a realidade da doença, já que sua mãe, que também compareceu ao evento, está em tratamento devido ao câncer. “A Operação Lei Seca trabalha com ações de fiscalização e prevenção, sempre em prol da vida. Hoje, nossa missão é alertar sobre a prevenção desta doença que atinge a vida de tantas mulheres."

Também prestigiaram o evento o subsecretário de Governo, Júlio Canelinha, o prefeito de Nilópolis Abrãaozinho David e o superintendente dos programas da Segov, coronel Cláudio Lima Freire. As convidadas do evento foram presenteadas com flores doadas pela parceira Zezé Flores.

Paulo Fernandes

Paulo Fernandes

Compartilhe Facebook Twitter
Siga a lei seca
nas redes sociais
Facebook Twitter YouTube Instagram