Logo do Governo do Estado do Rio de Janeiro DETRAN-RJ
Notícia

OPERAÇÃO LEI SECA DO RIO DE JANEIRO PARTICIPA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL DA OPERAÇÃO LEI SECA

 

As ações ocorreram em 12 estados simultaneamente com mais de 4.500 condutores abordados


No último sábado (18), a SEGOV / Operação Lei Seca participou da Mobilização Nacional da Operação Lei Seca. A operação contou com 35 pontos de abordagem montados entre às 20h de sábado (18) e 04h de domingo (19) em 12 estados participantes desta edição.

A Mobilização Nacional é uma iniciativa da Associação Nacional dos Detrans, por meio da Comissão Representativa do Fórum Permanente das Operações Lei Seca, onde se prevê a realização de várias operações de fiscalização de trânsito e pontos de bloqueio envolvendo os Departamentos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal, os Batalhões de Trânsito das Polícias Militares e demais órgãos e entidades de todos os estados e do Distrito Federal atuando na repressão de condutores de veículos automotores que estejam sob a influência de álcool e outras substâncias.

Ao todo, foram empregados 410 servidores que realizaram 4.526 abordagens a condutores e 4.199 testes de etilômetro foram realizados nessa que foi a maior operação integrada entre órgãos e instituições de fiscalização de trânsito no ano de 2021.

Ao todo, 585 condutores foram autuados por estarem conduzindo sob o efeito álcool ou por terem se recusado a realizarem o teste de alcoolemia e 51 destes foram presos em flagrante e vão responder pelo crime de trânsito pelo resultado do teste.

Destaca-se ainda a abordagem de 62 condutores inabilitados e a remoção de 160 veículos aos pátios de depósitos dos órgãos. Além disso, os policiais e agentes lavraram 1215 autuações diversas, como falta de equipamentos obrigatórios e alterações de características, nos pontos de fiscalização.

No estado, as operações resultaram em 483 abordagens, 431 testes de alcoolemia, sendo que quatro deles acusaram o consumo de bebida alcoólica e 164 se recusaram a realizar o teste, sendo todos autuados. Dois condutores foram conduzidos à Delegacia de Polícia por apresentar concentração de álcool considerada crime. Ao todo, foram removidos três veículos aos depósitos do Detran.

 

OBJETIVOS DO FÓRUM

O Fórum Permanente das Operações da Lei Seca do Brasil tem como escopo promover a conscientização dos motoristas acerca de todos os desdobramentos possíveis resultantes da condução de veículo automotor sob influência de álcool, de modo a reverter os índices de violência no trânsito e estatísticas negativas referentes às mortes ligadas ao fato, evidenciadas em todo o Brasil, bem como incrementar a presença da fiscalização durante o período, com o intuito de transmitir maior sensação de segurança à população das áreas fiscalizadas.

 

Compartilhe Facebook Twitter
Siga a lei seca
nas redes sociais
Facebook Twitter YouTube Instagram